press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/6

PROJETOS

EQUIPE

EVENTOS

GALERIA

O PROGRAMA

         Através do Programa estamos inserindo alunos/as da graduação e professores/as que se identificam com propostas extensionistas articuladas à pesquisa e ao ensino, discutindo temas ligados à diversidade, aos direitos humanos, a cidadania e a inclusão, ao mal estar docente, aos diversos problemas que assolam crianças e adolescentes no mundo contemporâneo, bem como promovendo a inserção das artes e da cultura em geral, especialmente aquelas articuladas ao patrimônio material e imaterial e ao cinema. Além disso, o Programa visa promover atividades que favoreçam a produção de renda da população e das comunidades locais envolvidas. O Programa Caleidoscópio está inscrito no CNPQ como grupo de Pesquisa e desde 2009 conta com o apoio da Pro-reitoria de Extensão, de Pesquisa e da Graduação da UFOP, bem como com o financiamento do PROEXT-MEC 2009 e da FAPEMIG 2011.



        Desde 2009 o Programa vem desenvolvendo diversas ações em continuidade a proposta inicial e ampliando-as. O Programa se organiza a partir de oficinas, laboratórios e projetos que visam obter efeitos junto às escolas e às comunidades nas quais se inserem; aos professores/as visa uma reflexão desde a forma de transmissão de conhecimentos e a apropriação de saberes à elaboração do chamado mal-estar docente.

Aos discentes propõe uma reflexão acerca do seu desejo de saber interrogando a possibilidade de voltar a se interessarem pela aprendizagem.



       A aprendizagem, por sua vez é contextualizada nas oficinas-laboratórios a partir de elementos socioculturais presentes em cada realidade de execução das propostas, além de possibilitar-lhes inserção no trabalho e geração de renda, o que teria como efeito a inserção social de forma qualificada.



           Esta ação possibilita em última instância a melhoria das condições de vida das comunidades em que ocorrem as oficinas-laboratórios. Em relação à comunidade local entendemos que esta se beneficia do Programa em suas ações sociais e culturais e nas interlocuções que afetam o ato educativo de crianças e adolescentes.

A Universidade Federal de Ouro Preto

 

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi instituída como Fundação de Direito Público em 21 de agosto de 1969, incorporando duas instituições de ensino superior centenárias: a Escola de Farmácia e a Escola de Minas. Conciliando tradição e modernidade, a Universidade Federal de Ouro Preto expandiu-se com a criação de novas unidades acadêmicas e com a implantação de dezenas de cursos. A UFOP oferece atualmente 38 cursos de graduação presencial e seis cursos no Centro de Educação Aberta e a Distância.